in

Saiba porque esta casa de 95 anos tem mais tecnologia do que o prédio do Google

Reprodução / Revista Forbes
Publicidade

Uma casa discreta de três andares localizada na cidade de Cambridge, em Massachusetts, nos Estados Unidos, tem mais tecnologia do que o prédio do Google e isso é incrível já que o imóvel na Summer Road foi construída há 95 anos.

Em um primeiro momento, a casa não chama a atenção como o prédio da gigante de tecnologia ou de qualquer outra empresa mais moderninha, inclusive algumas no Brasil, mas o que está por dentro surpreende.

A tecnologia de engenharia e arquitetônica é muito grande local. O imóvel possui 285 sensores instalados. Juntos, eles monitoram 17 milhões de pontos de dados por dia. A casa tem 4.600 metros quadrados e foi construída em 1924.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atualmente, Ali Malkawi, professor de Arquitetura de Harvard, realiza experimentos na casa. Ele é diretor do Centro de Cidades e Edifícios Verdes do Campus. De acordo com o professor, transformar prédios antigos em estruturas energéticas eficientes serão cada vez mais importantes enquanto as alterações climáticas continuarem a ocorrer.

A residência de Cambridge é chamada de House Zero. Ela possui zero emissões de carbono e requer praticamente zero uso de eletricidade de rede para resfriamento e aquecimento. A reforça de um ano pela qual passou fez com que a casa reduzisse 90% dos gastos energéticos que teria normalmente.

As janelas e a claraboias desta residência são maiores do que normal. Isso possibilita melhor captação de luz natural durante o dia e noite. Sensores abrem e fecham as janelas e detectam teor de CO2 no ambiente.

Além disso, detectores identificam quais os cômodos que precisam de mais aquecimento ou resfriamento. Jeans azuis são usados como isolamento térmico. Com isso, a temperatura é amena em qualquer estação do ano.

A casa não precisa de ar-condicionado e isso é um grande ganho já que este equipamento é um dos grandes causadores do efeito estufa e consome 30% da energia mundial.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!