Os alimentos que ajudam contra stress, ansiedade e depressão

PUBLICIDADE

São cada vez mais as pessoas que se vão debatendo com sintomas como stress, ansiedade e depressão. Apesar da importância do acompanhamento clínico e de medicação específica, é importante conhecer a riqueza dos alimentos e como estes podem ajudar no combate contra esses sintomas. E a lista não poderia ser mais variada e aparentemente atrativa para todos os gostos. Na fruta, legumes, lacticínios ou peixes podem ser encontrados alguns componentes muito importantes para o bem estar mental das pessoas. 

Os alimentos mais aconselhados: 

No peixe, a sardinha e o salmão são os mais recomendados porque são ricos em ômega 3, ajudando nas melhorias do humor e reduzindo a adrenalina. Também as amêijoas, com muita vitamina B12, ajuda a combater o risco de depressão nos homens. Já as ostras são ricas em zinco e também ajuda a reduzir os sintomas de depressão.  

Na carne, o mais recomendado é o peru, por causa do triptofano, que promove a calma e a serenidade. Já os cogumelos são ricos em probióticos, facilitando a boa disposição. 

Entre as frutas, as mais recomendadas para esses sintomas são as laranjas, porque a vitamina C ajuda a baixar a pressão sanguínea e o stress. Também por sua vitamina C, mas também pelos antioxidantes, o mirtilo é uma das melhores frutas. As framboesas têm muita fibra, componente que está associada a baixos sintomas de depressão. O caju traz o magnésio, que é muito importante para evitar a depressão. A amêndoa é rica em vitamina B2 e E, reforçando o sistema imunológico em momentos de stress. E o abacate, com sua vitamina B ajuda nos nervos e nas células cerebrais.  

Em qualquer boa dieta alimentar, os legumes são sempre parte muito importante. E, nesse caso, também não é exceção. A cebola também ajuda combater o stress, por seu antioxidante, a quercetina, que protege o cérebro do stress. Os espargos também são importantes por serem muito ricos no ácido fólico. O espinafre é bom por ser rico em magnésio, e o brócolis por ser o legume com mais crómio, associado a uma melhoria do humor e bem estar. 

O feijão preto também é rico em magnésio e ácido fólico, e o grão de bico em vitamina B6. 

Leite, queijo mussarela e iogurtes também são alimentos muito importantes para pessoas com depressão. Também o café é aconselhado nesses casos, uma vez que as pessoas que bebem café moderadamente têm menos sintomas de depressão do que aquelas pessoas que não bebem café. 

Finalmente, a água, sempre muito importante para tudo e, nesse caso, para evitar os refrigerantes e todas as bebidas com açúcares. De acordo com a NCBI, uma dieta açucarada está ligada à depressão.