Beber esse chá ajuda a emagrecer

PUBLICIDADE

De acordo com o site Notícias ao Minuto, beber um litro de chá mate ajuda a emagrecer. Esse chá tem características muito importantes, que melhoram o funcionamento do organismo e ajudam na desintoxicação do mesmo, eliminando gordura corporal. O ideal seria beber um litro dessa bebida diariamente, mas no entanto, o chá mate não está indicado para todas as pessoas. 

Características do chá

O chá mate é, então, uma preciosa ajuda para quem quer perder gordura, algum peso e ficar mais em forma. Naturalmente, o chá não vai fazer milagres sozinho, pelo que sempre se recomenda a adoção de uma vida saudável, nomeadamente uma alimentação mais equilibrada, acompanhada de exercício físico. 

Por sua vez, o chá mate vai dar sua ajuda. Sendo rico em cafeína e em xantinas, compostos fenólicos e saponinas, o chá mate garante um efeito bio-protetor no organismo. De acordo com os investigadores, esse chá tem um efeito ainda mais antioxidante do que o chá verde, muito famoso por suas propriedades diuréticas. 

Como se prepara esse chá

O chá mate é mais consumido na América do Sul, e é conhecido por ser uma bebida de sabor amargo, mas suave, e que pode ser bebido quente ou gelado. 

No entanto, sua preparação é como qualquer outro chá. Se coloca uma colher de erva mate, ou uma saqueta de chá, em uma chávena, acrescentando água fervida. Após repousar um pouco, é só coar, ou retirar a saqueta, e tomar o chá, quente ou gelado. Para quem não consegue abdicar, pode adoçar o chá, mas preferencialmente com um adoçante mais natural, como stevia, ou até um pouco de leite, evitando o açúcar. 

Chá mate não está indicado para todas as pessoas

Apesar de ter vários benefícios, o chá mate pode ser prejudicial em alguns casos, nomeadamente para pessoas que sofrem com pressão alta, insônias ou ansiedade, por seu alto composto de cafeína. 

E esse conselho é igualmente indicado para todas as pessoas, que devem evitar esse chá à noite, precisamente por causa da cafeína, que pode condicionar o sono.