Tragédia: 25 pessoas morrem e várias ficam feridas em acidente envolvendo caminhão

PUBLICIDADE

Um grave acidente de trânsito causou a morte de 25 pessoas na quinta-feira (7) e mais de vinte ficaram feridas quando um caminhão de carga virou em uma rodovia.

O acidente ocorreu por volta das 18 horas, na altura do rio Bombona, a cerca de 5 quilômetros da cidade de Francisco Sarabia, em uma rodovia no estado de Chiapas, no sul do México, na fronteira com a Guatemala, quando o caminhão de três toneladas saiu da estrada.

A rota em que a tragédia foi registrada não é uma rota usual para o trânsito de migrantes, a maioria dos quais entra no México cruzando ilegalmente o rio Suchiate, que delineia parte da fronteira com a Guatemala. 

Segundo fontes do Ministério Público, os imigrantes teriam entrado em território mexicano através da área conhecida como La Mesilla e mais tarde foram para a região de Los Altos de Chiapas. De lá, eles teriam continuado em direção ao centro da entidade para tomar um caminho mais rápido que os leva ao estado vizinho de Veracruz.

Todo ano, centenas de imigrantes deixam seus países principalmente Honduras, El Salvador e Guatemala, fugindo da violência e da pobreza para chegar aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Muitos deles viajam em caravanas como medida de segurança em vez de antes do longo e perigoso caminho. No entanto, outros contratam os serviços de traficantes que muitas vezes leva-os em caminhões superlotadas e precários. 

De acordo com a imprensa local, em outubro do ano passado, uma caravana reuniu cerca de 7 mil migrantes que viajou de Honduras para Tijuana, vizinha de Mexicali, para datar mais grupos de migrantes que chegaram ao México para viajar em vários estados até a fronteira com os Estados Unidos.