Irmãos são resgatados em meio a vermes e entulhos enquanto família usava aposentadoria

PUBLICIDADE

Dois idosos e que são irmãos, um de 84 e outro de 86 anos, foram resgatados em situação precária. Os dois foram encontrados passando fome, com medicamentos vencidos, no meio de vermes, muito entulho e mato alto. Eles estavam isolados no Vale Abençoado, um vilarejo localizado no município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá.

Quem encontrou os dois irmãos foram os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) por meio do programa ‘Ribeirinho Cidadão’. André Rodrigues da Silva e Abílio Rodrigues da Silva, moravam sozinhos nesse local há mais de 20 anos.

Conforme a idade ia avançando, as funções do dia a dia dos dois foi se tornando cada vez mais difícil, uma vez que eles estão com catarata em estado avançado, com a visão muito limitada. Para piorar, André não consegue ficar ereto por conta de problemas graves na coluna, Abílio tem problemas de audição e os dois são acometidos por pressão alta.

Carla Ito, coordenadora do Creas, foi até o local por meio de denúncia e se assustou ao chegar lá. Ela diz que no lugar encontrou somente feijão, açúcar e arroz, um dos colchões estava cheio de vermes, a casa tinha um mau cheiro, eles estavam sem tomar banho há meses e tinha vários medicamentos vencidos.

Os irmãos foram levados para um local onde estavam sendo realizados atendimentos do programa no dia 24 de fevereiro e lá passaram por avaliação médica, receberam os medicamentos que precisam, tiveram os documentos checados, assim como seus benefícios de aposentadoria que estavam sendo sacados por seus familiares.

A equipe voltou ao local 3 dias depois para elaborar o relatório a fim de dar seguimento aos trâmites legais que serão de responsabilidade do Ministério Público Federal.