Quase que o Brasil tem mais uma tragédia: avião colide com ave e retorna ao aeroporto

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, dia 7 de março, um piloto da Latam teve que agir rapidamente para evitar uma nova tragédia, pois o avião colidiu com uma ave pouco depois da decolagem. A aeronave faria o trajeto Brasília-São Paulo, mas teve que retornar imediatamente para a capital federal.

O avião decolou na manhã de hoje e, 30 minutos depois, um pássaro acabou acertando a turbina. Preocupado com o que poderia acontecer, o piloto retornou para o aeroporto, mas não precisou fazer pouso de emergência, pois as avarias não prejudicaram o avião a ponto de causar maiores transtornos ou colocar a vida dos passageiros em risco.

O piloto do voo 3711 avisou logo sobre a colisão da aeronave com a ave e, para evitar uma tragédia, teve que ficar sobrevoando o espaço aéreo de Brasília – assim foi gastando combustível. Este procedimento serve para evitar que ocorra um incêndio na aterrissagem ou até mesmo uma explosão.

Após reduzir o combustível a uma quantidade segura, comunicou a torre e então recebeu autorização para posar no aeroporto JK. A Latam informou que não houve pouso forçado e nem emergência; e que as decisões foram tomadas visando a segurança de todos.

A Inframerica, empresa que é responsável pela administração do aeroporto JK, informou que a decolagem foi às 7h23, partindo da capital federal rumo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Só que, devido à colisão com o pássaro, às 7h50 o avião precisou retornar e o pouso foi feito com total segurança.

Equipes de solo da Inframerica, deram todo o suporte para a companhia aérea. O Aeroporto de Brasília opera normalmente, sem impacto na operação do terminal“, informou a Inframerica, que rebocou o avião e os passageiros foram encaminhados para outra aeronave.