in

Dia Internacional da Mulher, saiba em que dia se comemora e faça um agrado

Reprodução / Calendário 2018
Publicidade

Comemora-se todos os anos, no mundo inteiro, no dia 8 de março, o Dia da Mulher. Este dia não é tido como um feriado nacional e celebra-se as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres no decorrer dos anos. A data foi acolhida pela Organização das Nações Unidas e, em consequência, por muitos países.

Publicidade

Neste ano de 2019, o Dia Internacional da Mulher será comemorado nesta sexta-feira. Nesta data, as mulheres costumam ser presenteadas com lembranças representativas, tais como chocolates, flores – especialmente rosas – poemas ou frases de amor e reconhecimento.

Publicidade

História e origem do Dia Internacional da Mulher

Em 1975, a data foi incorporada de forma oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de relembrar a luta realizada pelas mulheres em busca de melhores condições de vida e igualdade social.

Os conflitos feitos pelas mulheres por melhores condições de vida e trabalho foi iniciado no fim do século XIX, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Alguns tópicos que estavam em questão nas lutas das manifestantes da época eram os períodos de trabalho de 15 horas por dia, os salários baixos e a discriminação de gênero.

Publicidade

Diversos episódios contribuíram para a criação de um dia especial dedicado às mulheres, sendo que um deles teria sido o incêndio ocorrido em uma fábrica de camisas em Nova York, em 25 de março de 1911, no qual morreram 146 pessoas; dessas, 129 eram mulheres. A quantidade de vítimas foi explicada em virtude da porta de saída estar fechada no momento do incêndio; a intenção era impedir a evasão das trabalhadoras manisfestantes.

Tal incêndio gerou a criação do mito de uma greve hipotética que teria acontecido em 8 de março de 1857, em Nova York, a qual não houve. A confusão foi ocasionada por jornais alemães e franceses na década de 60.

Depois deste e de outros conflitos e com as mudanças oriundas da Segunda Revolução Industrial, as fábricas passaram a incorporar as mulheres como mão de obra de baixo custo. Porém, por conta das condições mórbidas de trabalho, as reclamações eram contínuas.

Hoje em dia, adicionalmente à festividade e comemoração, o Dia Internacional da Mulher ainda continua uma forma de conscientização, a fim de evitar as desigualdades de gênero em todo o mundo.

Parabenize, elogie, presenteie as mulheres ao seu redor! Feliz Dia da Mulher!

Publicidade

Leia Também

Escrito por Olinda Farias

Procuro estar sempre ligada em todas as informações, principalmente relacionadas ao mundo esotérico. Além de gostar muito, levo muito a sério tudo que escrevo, seja sobre horóscopo, simpatias, orações e afins. Comigo você sempre estará muito bem informado(a).
.

Emissora alcança terceira maior audiência de sua história com estreia do Flamengo

Suposto fantasma de Pablo Escobar aparece antes da demolição do prédio em que vivia