Dia Internacional da Mulher, saiba em que dia se comemora e faça um agrado

PUBLICIDADE

Comemora-se todos os anos, no mundo inteiro, no dia 8 de março, o Dia da Mulher. Este dia não é tido como um feriado nacional e celebra-se as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres no decorrer dos anos. A data foi acolhida pela Organização das Nações Unidas e, em consequência, por muitos países.

Neste ano de 2019, o Dia Internacional da Mulher será comemorado nesta sexta-feira. Nesta data, as mulheres costumam ser presenteadas com lembranças representativas, tais como chocolates, flores – especialmente rosas – poemas ou frases de amor e reconhecimento.

História e origem do Dia Internacional da Mulher

Em 1975, a data foi incorporada de forma oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de relembrar a luta realizada pelas mulheres em busca de melhores condições de vida e igualdade social.

Os conflitos feitos pelas mulheres por melhores condições de vida e trabalho foi iniciado no fim do século XIX, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Alguns tópicos que estavam em questão nas lutas das manifestantes da época eram os períodos de trabalho de 15 horas por dia, os salários baixos e a discriminação de gênero.

Diversos episódios contribuíram para a criação de um dia especial dedicado às mulheres, sendo que um deles teria sido o incêndio ocorrido em uma fábrica de camisas em Nova York, em 25 de março de 1911, no qual morreram 146 pessoas; dessas, 129 eram mulheres. A quantidade de vítimas foi explicada em virtude da porta de saída estar fechada no momento do incêndio; a intenção era impedir a evasão das trabalhadoras manisfestantes.

Tal incêndio gerou a criação do mito de uma greve hipotética que teria acontecido em 8 de março de 1857, em Nova York, a qual não houve. A confusão foi ocasionada por jornais alemães e franceses na década de 60.

Depois deste e de outros conflitos e com as mudanças oriundas da Segunda Revolução Industrial, as fábricas passaram a incorporar as mulheres como mão de obra de baixo custo. Porém, por conta das condições mórbidas de trabalho, as reclamações eram contínuas.

Hoje em dia, adicionalmente à festividade e comemoração, o Dia Internacional da Mulher ainda continua uma forma de conscientização, a fim de evitar as desigualdades de gênero em todo o mundo.

Parabenize, elogie, presenteie as mulheres ao seu redor! Feliz Dia da Mulher!