Estado de SP disponibiliza óculos de graça para os alunos da rede pública

PUBLICIDADE

O Estado de São Paulo está disponibilizando para os estudantes da rede pública, matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, óculos de grau. O programa visão do futuro, que tem parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Saúde e também com o Fundo Social de São Paulo, tem como objetivo fornecer óculos para as crianças da rede pública que apresentem alguma deficiência em suas visões.

A edição do programa visão do futuro foi lançado no dia 28 de Fevereiro na Escola Estadual Artur Segurado, na cidade de Campinas, pela subsecretária da Educação Valesca Toledo e pela coordenadora do programa Naide de Oliveira.

O programa já vem sendo desenvolvido a 11 anos na capital de São Paulo. E conta com a participação de Hospitais Universitários. Em todo esse período cerca de 66 mil pares de óculos foram entregues as estudantes.

Foram feitos mutirões pelas escolas da rede pública na capital e também nas cidades de Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas, Assis e Ribeirão Preto. É a primeira vez que o programa acontece nas escolas do interior de São Paulo.

A  Secretaria capacitou professores para que estes pudessem aplicar teste de acuidade visual (TAV) nos alunos, em sala de aula, que tivessem a autorização dos pais ou responsáveis. Nos casos de anomalia nos testes de TAV, os alunos serão encaminhados para os hospitais com data agendada para consultas com o oftalmologista, que farão exames mais detalhados.

Os alunos que após os exames tiverem a necessidade de uso de óculos, poderão escolher a armação que mais o agrada e está será encaminhada para a escola sem nenhum custo. Os alunos que apresentarem casos graves de visão serão encaminhado para o SUS (Sistema Único de Saúde ) da sua região para acompanhamento e exames necessários.