in

Estado de SP disponibiliza óculos de graça para os alunos da rede pública

Secretaria da Educação de SP
Publicidade

O Estado de São Paulo está disponibilizando para os estudantes da rede pública, matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, óculos de grau. O programa visão do futuro, que tem parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Saúde e também com o Fundo Social de São Paulo, tem como objetivo fornecer óculos para as crianças da rede pública que apresentem alguma deficiência em suas visões.

A edição do programa visão do futuro foi lançado no dia 28 de Fevereiro na Escola Estadual Artur Segurado, na cidade de Campinas, pela subsecretária da Educação Valesca Toledo e pela coordenadora do programa Naide de Oliveira.

O programa já vem sendo desenvolvido a 11 anos na capital de São Paulo. E conta com a participação de Hospitais Universitários. Em todo esse período cerca de 66 mil pares de óculos foram entregues as estudantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Foram feitos mutirões pelas escolas da rede pública na capital e também nas cidades de Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas, Assis e Ribeirão Preto. É a primeira vez que o programa acontece nas escolas do interior de São Paulo.

A  Secretaria capacitou professores para que estes pudessem aplicar teste de acuidade visual (TAV) nos alunos, em sala de aula, que tivessem a autorização dos pais ou responsáveis. Nos casos de anomalia nos testes de TAV, os alunos serão encaminhados para os hospitais com data agendada para consultas com o oftalmologista, que farão exames mais detalhados.

Os alunos que após os exames tiverem a necessidade de uso de óculos, poderão escolher a armação que mais o agrada e está será encaminhada para a escola sem nenhum custo. Os alunos que apresentarem casos graves de visão serão encaminhado para o SUS (Sistema Único de Saúde ) da sua região para acompanhamento e exames necessários.

Publicidade
Publicidade
Publicidade