Comer ou não a comida que caiu no chão? Saiba se realmente faz mal

PUBLICIDADE

Você já deve ter deixado cair no chão uma comida que estava prestes a comer e se perguntou se comia ou não, não é mesmo? Na maioria das vezes, surge uma pessoa e lhe apresenta a famosa regra dos 5 segundos, na qual se um alimento cair ao chão e você o pegar antes de 5 segundos, as bactérias ali presentes não irão contaminar o seu alimento.

Conforme uma pesquisa feita pela escola de ciências da vida e saúde, da Universidade de Aston, na Inglaterra, esta regra não é apenas um mito urbano, ela possui um fundo de verdade.

Tal estudo deu origem às conclusões de que o tempo seria um fator relevante para que as bactérias que se encontram no chão sejam passadas para o alimento, além disso, o tipo de chão também influencia nesse acontecimento. Solos que possuem carpete possuem menor probabilidade de transferência das bactérias do que os que possuem piso laminado ou azulejos.

Contudo, alimentos grudentos e molhados estão mais predispostos a serem contaminados quando caem, como é o caso do pão que normalmente cai com o lado da manteiga voltado para baixo.

Foram analisados os níveis de bactérias populares, tais como a E. coli, em algumas comidas, como por exemplo torradas, biscoitos, massas e balas. Os objetos ficaram em solo por um período de 3 a 30 segundos.

De acordo com Anthony Hilton, o professor de Microbiologia coordenador do estudo, mencionou que comer a comida que caiu no chão ainda pode ocasionar riscos de infecção, que derivam do tipo de bactéria existente no chão no instante da queda.

Foi realizada também uma sondagem na qual 87% das pessoas entrevistadas falaram que comeriam ou já haviam comido algum alimento que estivesse caído por alguns segundos. 81% das mulheres afirmaram que acreditam na regra dos cinco segundos.

Hilton disse ainda que o estudo dele dava uma certa despreocupação àquelas pessoas que resolvem utilizar a regra dos cinco segundos.