O que engorda mais: massa ou arroz?

PUBLICIDADE

Macarrão e arroz são alguns dos alimentos mais consumidos por pessoas de todo o mundo. Diariamente, quase todos comem massa ou arroz em suas refeições, sendo juntamente com a batata os acompanhamentos mais utilizados em cada prato. Todos sabem da importância dos carboidratos para uma alimentação saudável, mas também que podem não ser os melhores amigos, na hora de emagrecer. 

Calorias no arroz

A primeira avaliação tem que ver com as calorias. Assim, 100 gramas de arroz branco tem 129 calorias, ou seja, uma colher de sopa de arroz branco cozida tem 32 calorias. A partir daí, é só fazer as contas em cada refeição, contando as colheres que a pessoa consome.

Já no arroz integral, o favorito de quase todas as pessoas em dieta, a verdade é que tem mesmo menos calorias. Assim, 100 gramas de arroz integral cozido tem 112 calorias e uma colher de sopa tem apenas 22 calorias, ou seja, menos 10 calorias do que o arroz branco. 

Calorias na massa

Na massa, também tem divisão entre a normal e a integral, e tal como no arroz, faz mesmo alguma diferença. Assim, 100 gramas de massa contém 220 calorias, e uma colher de sopa, com aproximadamente 20 gramas tem 44 calorias.

Já no macarrão integral, 100 gramas tem 124 calorias, enquanto que uma colher de sopa tem apenas 25 calorias, menos 19 que o macarrão normal. 

Com essas contas, dá para entender que, quando medido por colher, o macarrão tem mais calorias do que o arroz, logo, mais calorias. No entanto, tudo depende da quantidade que a pessoa precisa de comer para ficar satisfeita, sendo certo que as duas opções são consideradas saudáveis. Aliás, de acordo com a Mayo Clinic, as pessoas devem consumir entre 45 a 65 porcento de calorias em carboidratos. Ou seja, para uma dieta equilibrada, a pessoa deve comer, por dia, entre 225 a 335 gramas de carboidrato.