Cientistas explicam por que imagem da Momo causa terror e provoca até tragédias

PUBLICIDADE

A boneca Momo continua tocando terror na internet, divulgando pânico nas redes sociais e também em grupos de WhatsApp, muitas pessoas ficam desesperadas quando recebem esta imagem e temem que alguma tragédia poderá acontecer.

A imagem de uma estátua japonesa costuma trazer um desafio que pode levar à morte de adolescentes e até já teria feito algumas vítimas aqui no Brasil, mas por que será que a Momo é tão aterrorizante?

Pesquisadores do Popular Science resolveu desvendar este mistério e procurou alguns especialistas para entender o que acontece. A Momo é a foto de uma estátua chamada Mother Bird e foi criada por uma empresa de efeitos especiais, a Link Factory.

O efeito visual usado na boneca é deixá-la com a aparência próxima de um humano e isto acaba causando repulsa nas pessoas. É só reparar que em filmes de terror quase sempre tem aqueles bonecos de ventríloco, ou então os zumbis.

A Momo causa esta estranheza, repulsa e daí vem a crença que ela pode provocar muito mais que isto. Quando alguém vê a Momo o cérebro tenta processar e entender o que é aquilo, que na verdade é uma novidade. O cérebro não entende se é um humano, um boneco e isso gera um desconforto. Momo é capaz de dar este ‘pane’ em nosso cérebro.

Então, quando se deparar com uma imagem da Momo e sentir algo diferente, fique tranquilo que é apenas seu cérebro querendo definir em que padrão aquela imagem irá se encaixar.

Nada de mal acontecerá pelo simples fato de ver uma imagem que o cérebro não consegue definir, mas adolescentes podem não saber lidar com isso, então cabe aos pais e responsáveis ensiná-los a lidar com esta situação.