Saiba o preço da vacina contra meningite: doença que matou o neto de Lula, aos 7 anos

PUBLICIDADE

O neto de Lula morreu na última sexta-feira (01), vítima de meningite meningocócica, e isto reacendeu nos pais de todo o Brasil, a preocupação de manter a carteira de vacinação dos filhos em dia, porém, muitos não sabem qual vacina está disponível na rede pública e se é preciso pagar por alguma específica em clínicas particulares.

A meningite é causada pela bactéria ‘Neisseria meningitidis’, que causa a inflamação das meninges – membranas responsáveis por envolver e proteger o cérebro e também a medula espinha. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas e até mesmo levar à morte, como aconteceu com o neto do ex-presidente.

As meningites, quando são causadas por bactérias, são bem mais graves, e a do tipo meningocócica é a que causa maior receio entre os profissionais de saúde, pois é uma doença grave. O principal meio de combate à doença é através da vacinação, ou seja, os pais precisam ficar atentos e tomar as devidas providências para garantirem a proteção dos filhos.

Confira os preços médios das vacinas:

  • Meningite ACWY: R$ 340,00.
  • Meningite B: R$ 590,00.

Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente a dose contra a meningite C, que é responsável por cerca de 70% dos casos de infecção no Brasil. Na década de 70, quando houve uma epidemia de meningite meningocócica no Brasil, o surto foi controlado graças à vacinação em massa.

Os pais devem manter a caderneta de vacinação dos filhos em dia, e em caso de dúvidas, procurar um médico imediatamente e não ficar se baseando apenas em notícias recebidas em grupos de WhatsApp ou nas redes sociais.