Anvisa aprova nova vacina contra a meningite, doença que matou neto do ex-presidente Lula

PUBLICIDADE

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou uma nova vacina contra a meningite B e o registro até já foi aprovado no final do mês de fevereiro. O imunizante ‘Trumenba’, poderá ser aplicado em pessoas com idade de 10 a 25 anos e o objetivo é prevenir a doença meningocócica, causada pelo sorotipo B da bactéria Neisseria meningitidis.

Pais de todo o Brasil estão preocupados com a vacinação dos filhos após o ocorrido com o neto de Lula. O menino foi levado para o hospital no início da manhã e depois de algumas horas veio a óbito, vítima da meningite meningocócica.

Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, informou que esta vacina já vem sendo usada nos Estados Unidos e os resultados foram excelentes, inclusive, conseguiu barrar alguns surtos entre adolescentes e que poderá ajudar muito os brasileiros.

A meningite causa a inflamação das meninges, membranas que envolvem todo cérebro e também a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, fungos, parasitas e até mesmo vírus, e no caso da meningite mais grave, pode levar o paciente à morte.

A primeira vacina contra meningite B no Brasil foi lançada em 2015, chamada de Bexsero e é aplicada em pessoas de 2 meses a 50 anos, mas é oferecida somente por clínicas particulares.

Apesar da aprovação da Anvisa, não há nenhuma previsão de quando a nova vacina começará a ser aplicada no Brasil.

Como esta é uma vacina inativada, ou seja, feita apenas com proteína da bactéria, não há contra indicações e todos podem tomar com segurança, já que raramente provocará alguma reação alérgica.