Polêmica: ativista negro se torna o novo líder de grupo supremacista branco neo-nazista

PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, o denominado Movimento Nacional Socialista, uma das maiores organizações nazistas do país, apresentou como o seu novo líder James Hart Stern, conhecido por integrar movimentos em prol do ativismo negro. 

As informações foram apresentadas pela Associated Press (AP), em matérias colhidos e encaminhados para a Justiça na última quinta-feira (28).

Segundo apurado, James tem a intenção de usufruir a liderança do Movimento Nacional Socialista, cuja sigla em inglês é NSM, com o propósito de promover um enfraquecimento da defesa da organização, a qual possui seu centro na cidade de Detroit, e que passa por um processo que tramita na Justiça local.

O NSM ganhou muita notoriedade internacional após reivindicar o atentado ocorrido na cidade de Charlottesville, no estado da Virgínia, no ano 2017. O massacre cometido pelos extremistas ocorreu durante uma passeata contra supremacistas brancos.

Pelos documentos foi possível apurar que James Hart Stern assumiu a liderança da organização substituindo Jeff Schoep, em janeiro deste ano. Entretanto, não chegou-se a nenhuma conclusão sobre o porquê de Stern ter assumido este tão controverso e polêmico cargo. Tudo indica que o objetivo dele é enfraquecer o movimento por dentro.

A Associated Press tentou contato com os dois líderes do Movimento Nacional Socialista, mas não obteve êxito. Um outro líder supremacista branco, chamado Mathew Heimbach, que está a frente de forma temporária das funções diretivas do Movimento, alega que Schoep, assim como outras lideranças do grupo, estariam promovendo um distanciamento ideológico perante os militantes.