in

Polêmica: ativista negro se torna o novo líder de grupo supremacista branco neo-nazista

Twitter/James Hart Stern
Publicidade

Nos Estados Unidos, o denominado Movimento Nacional Socialista, uma das maiores organizações nazistas do país, apresentou como o seu novo líder James Hart Stern, conhecido por integrar movimentos em prol do ativismo negro. 

As informações foram apresentadas pela Associated Press (AP), em matérias colhidos e encaminhados para a Justiça na última quinta-feira (28).

Segundo apurado, James tem a intenção de usufruir a liderança do Movimento Nacional Socialista, cuja sigla em inglês é NSM, com o propósito de promover um enfraquecimento da defesa da organização, a qual possui seu centro na cidade de Detroit, e que passa por um processo que tramita na Justiça local.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O NSM ganhou muita notoriedade internacional após reivindicar o atentado ocorrido na cidade de Charlottesville, no estado da Virgínia, no ano 2017. O massacre cometido pelos extremistas ocorreu durante uma passeata contra supremacistas brancos.

Pelos documentos foi possível apurar que James Hart Stern assumiu a liderança da organização substituindo Jeff Schoep, em janeiro deste ano. Entretanto, não chegou-se a nenhuma conclusão sobre o porquê de Stern ter assumido este tão controverso e polêmico cargo. Tudo indica que o objetivo dele é enfraquecer o movimento por dentro.

A Associated Press tentou contato com os dois líderes do Movimento Nacional Socialista, mas não obteve êxito. Um outro líder supremacista branco, chamado Mathew Heimbach, que está a frente de forma temporária das funções diretivas do Movimento, alega que Schoep, assim como outras lideranças do grupo, estariam promovendo um distanciamento ideológico perante os militantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Henrique Furtado

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: [email protected]