Dispara procura por vacina contra meningite após morte de neto de Lula, mas valor assusta

PUBLICIDADE

Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Lula, morreu aos 7 anos de idade vítima da meningite meningocócica. O menino foi levado para o hospital na manhã de sexta-feira (01) e algumas horas depois veio a óbito. Pais de todo Brasil ficaram desesperados e saíram em busca de informações sobre a vacina contra a meningite e muitos estão procurando as clínicas para vacinação.

Ao todo são 12 tipos de meningite meningocócica, porém, as que mais prevalecem no Brasil são os tipos: A, B, C, W e Y. Na rede pública de saúde só é oferecida a vacina contra o tipo C e quem quiser imunizar os filhos das outras formas da doença será preciso pagar a dose em alguma clínica particular e o valor é alto.

Em São Paulo, por exemplo, houve um aumento na procura por clínicas particulares, em busca da vacina que está custando na média de R$ 575. Muitos pais alegam que não estavam preparados para este gasto extra agora, mas estão buscando alguma forma de garantir a segurança dos filhos.

Uma clínica chegou a aplicar em menos de 48 horas, mais da metade do estoque que tem para o mês de fevereiro e acredita que a busca tende a crescer na próxima semana e após o carnaval. Já foram utilizadas mais de 140 doses do tipo B e 400 doses da conjugada quadrivalente.

Médicos alertam aos pais que não há motivo para entrar em pânico e que as pessoas costumam ficar desesperadas quando um fato assim acontece, quando na verdade deveriam ficar atentos o ano todo.  

Os pais que estão mantendo a caderneta de vacinação dos filhos em dia não têm o que preocupar. Esta corrida em busca da vacina contra meningite mostra que os brasileiros continuam não dando atenção a um assunto seríssimo e que pode causar perdas irreparáveis.