Carnaval de São Paulo terá primeiro bloco evangélico, fiéis se dividem

PUBLICIDADE

Este ano o carnaval da cidade de São Paulo terá um bloco inédito e um tanto quanto inusitado. Um bloco carnavalesco gospel vai invadir as ruas da maior cidade do país ao som de músicas gospel ritmadas com samba. Uma das fundadoras é Silvia Fagá e a missão do bloco é um chamado de Deus para os cristãos.

“IDE é ir pra rua, pregar o evangelho, amar e levar a paz ao próximo. Normalmente, os evangélicos ficam mais reclusos no Carnaval por não se encaixarem na forma como as pessoas celebram a data ou com medo de pecarem. Vamos levar a mensagem de Deus para as ruas e ainda assim mostrar que somos alegres e divertidos”, disse Fagá.

Para esse feito inédito, o bloco IDE está trazendo um samba-enredo que vai contar a história de Jesus, tendo a composição de três grandes personagens do mundo do samba: Glauco Leão que já foi passista da Mangueira e hoje é bispo e intérprete; o “pastor do samba” Dymys Gil; e o cantor e compositor gospel, Daniel Renovado.

O samba não é aceito nas igrejas, porém os mais velhos já estão cedendo a isso. Por sua vez, os mais velhos e tradicionais ainda são bem resistentes a isso.

Silvia Fagá diz que na África, as músicas dos cultos remetem a cultura deles mesmo e aqui se o usa o ritmo tradicional que é o samba para adorar a Deus.

Porém, esse bloco carnavalesco está recebendo inúmeras críticas pelos evangélicos, que de um modo geral dizem que estão trazendo o mundo para dentro da igreja, e que nesse período é mais comum achar representantes evangélicos nos grandes carnavais.