11 sinais que os bebês usam quando ainda não sabem falar

PUBLICIDADE

É normal que os pais tenham dificuldades de saber o que uma criança muito pequena quer por ela ainda não saber falar. No entanto, especialistas conseguiram identificar algumas formas principais de como um bebê se comunica com os adultos usando, por exemplo, um determinado tipo de choro, sons e sua expressão corporal.

Vale lembrar que o comportamento de cada criança varia e, após um determinado tempo, geralmente os pais começam a entender melhor seus pequenos. O site incrível Club fez uma lista de algumas linguagens usadas pelos bebês. Confira só: 

Quando o bebê quer atenção 

Quando a criança fica só por um determinado tempo e deseja que a peguem no colo ela grita por cinco a seis segundos e, logo se cala após uns 20 segundos esperando um possível resultado. Se os pais não atendem seu pedido o ciclo pode se repetir por várias vezes até que se torne contínuo. 

Quando a criança está com fome 

Nesse caso o pequeno pode começar com um choro para tentar chamar a atenção, no entanto, caso o bebê tenha sido pego no colo mas não foi lhe dado de comer, o mesmo continuará a chorar. O bebê também poderá ficar histérico mexendo a cabeça com muita frequência e ainda fazer barulhos de sucção. 

Quando o pequenino está com dor 

Nesse caso o choro é mais forte e incessante podendo haver suspiros fortes que demonstrarão que as dores só aumentam. Os pais tem que ficar de olho nesse caso porque se a criança estiver doente, seu choro pode ser monótono, mas silencioso devido a falta de força da criança para realizar sons com mais altos. 

Quando o bebê faz ou quer fazer necessidades fisiológicas 

Nesse caso até mesmo um simples expelimento de gases, urina ou fezes podem causar sensações que incomodam o pequeno. Dito isso, o choro poderá ser mais como um resmungado ou um “miadinho”. 

Quando o bebê chora com sonolência 

O choro será mais monótono e poderá vir acompanhado por bocejos. Provavelmente a criança esfregará os olhos e as orelhinhas. 

Choro por estar incomodado 

Esse tipo de choro será com a criança bastante irritada podendo ser intermitente, pode também ser acompanhado de inquietude. Nesse caso, é bom que se verifique a fralda ou se ele está com calor ou frio. 

Priscilla Dunstan, pediatra australiana, estudou os sons da primeira infância (até três ou quatro meses) por mais de 20 anos. Bebês de diferentes países fizeram parte de seus estudos. Priscilla crê que os sons reflexos primários são internacionais. 

O dicionário dos sons principais é mais ou menos o seguinte


“Nha” (“nhe”)
: “Estou com fome!”. 

“Ee” (“ei”): “Vou eructar!”. 

“Au” (“ou”): “Quero dormir, estou cansado!”.

“He”: “Estou incomodado!”. 

“Ieo” (“ieu”): dor de estômago, gases.