Trump e Kim Jong-un divergem em reunião e terminam encontro sem acordo no Vietnã

PUBLICIDADE

Parece que o mar de rosas entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegou definitivamente ao fim nesta quinta-feira (28), após um encontro dos líderes realizado em Hanói, no Vietnã.

Após terem mostrado, no primeiro encontro, realizado no ano passado, que estariam dispostos a chegar finalmente a um acordo amigável em relação à produção nuclear da Coreia do Norte. Trump e Kim Jong-un agora, no segundo encontro, parecem ter mostrado que a coisa será diferente e que suas desavenças não serão resolvidas tão facilmente.

Durante a reunião desta quinta, Kim teria feito um pedido a Trump para que todas as sanções econômicas interpostas pelos Estados Unidos ao seu país fossem eliminadas, no entanto, ele não se comprometeu em eliminar totalmente seu arsenal nuclear.

Kim teria proposto uma eliminação parcial das armas nucleares, fato que não interessa aos Estados Unidos, que deseja uma eliminação total do arsenal. A desavença teria feito com que as negociações terminassem antes do tempo determinado para o encontro, fato que irritou os negociadores de ambos os lados e fez com que o encontro terminasse abruptamente. A insatisfação era visível nas faces de ambos os líderes.

Otimismo de Trump

Apesar do encontro ter fracassado, Donald Trump declarou em entrevistas que está realmente muito otimista em relação ao fechamento de acordo com Kim Jong-Un.

Para o americano, o acordo estava em cima da mesa para ser assinado. Mesmo com a desavença do segundo encontro, Trump disse que foi muito positivo e que houve grandes progressos nas negociações dos dois países.