Enquanto no Brasil cantar o Hino é polêmica, nos Estados Unidos são exemplo de cidadania

PUBLICIDADE

Nos últimos dias estourou a polêmica sobre uma decisão do ministro da Educação Vélez Rodríguez, em pedir as escolas que filmassem seus alunos cantando o Hino Nacional.

O que pesou mais não foi a decisão de exigir que as crianças cantassem o hino, mas sim o pedido de fazer a filmagem sem autorização dos responsáveis.

O ministro do governo Bolsonaro acabou sendo massacrado não só pela crítica, mas também pela população, que reprovou a atitude em ordenar que as crianças fossem filmadas sem autorização. Além disso, antes de cantarem, os diretores das escolas eram obrigados a ler um texto, no qual citava dois slogans usados pelo atual presidente da República, durante as eleições presidenciais no ano passado, “Deus acima de tudo” e “Brasil acima de todos”. 

Após receber várias críticas, o ministro voltou atrás em sua decisão, reconhecendo que errou e desfazendo a obrigatoriedade de se filmar as crianças cantando o hino. Porém, enquanto aqui no Brasil as pessoas acham um absurdo o ministro pedir para tocar o hino nas escolas, nos Estados Unidos até as crianças param para saudar o hino de seu pais quando toca.

Em um vídeo que vem circulando nas redes sociais, uma mulher mostra o exato momento em que o hino começa a tocar numa área comum. Quando o hino começa a tocar todos param para ouvir com amor de devoção.

https://www.facebook.com/watch/?v=1358501997623162

Nesta quinta-feira (28), o MEC emitiu uma terceira nota as escolas, em que desistiu de pedir as escolas que filmassem seus alunos cantando o Hino Nacional. A justificativa dada para a decisão, foi de que o ato de gravar estava sendo por questões técnicas e de segurança.