Menor recém-nascido masculino do mundo recebe alta: veja foto atual

PUBLICIDADE

Recém-nascidos são tão pequenos e frágeis! A preocupação dos pais com o peso dos recém-nascidos é comum, afinal é uma informação importante sobre a saúde do bebê. Quando a gestação não completa os nove meses e a criança nasce prematura, a atenção ao peso aumenta. Essa preocupação acompanha os pais nas fases seguintes de desenvolvimento do filho.

Em média, uma criança saudável nasce com o peso entre 2.500g e os 4.000g. Além da prematuridade, outros fatores podem ser a causa do bebê nascer com o peso baixo como Infecções, o tabagismo materno e alterações da placenta.

Em agosto de 2018 um bebê nasceu no Hospital Universitário Keio, em Tóquio, no Japão, pesando apenas 268g, após seis meses de gestação. Ficou internado na UTI de uma cesariana de emergência durante cinco meses. Semana passada teve alta.

Para que se tenha noção desse peso, um celular moderno pesa em torno de 110g.

Ele se tornou o menor recém-nascido do sexo masculino do mundo a receber alta. Sua mão já tinha perdido as esperanças e chegou a declarar que não sabia se o filho iria sobreviver. Ao sair da maternidade com seu filho nos braços ela festejou: “só posso dizer que estou feliz que ele cresceu tanto”.

Esse episódio mostra que há esperança para crianças que nasçam com baixo peso. Takeshi Arimitsu, médico que cuidou do caso, afirmou em entrevista à BBC: “existe a possibilidade de que bebês saiam do hospital com saúde apesar de terem nascido pequenos”.

O recorde anterior pertencia a um bebê alemão que nasceu pesando 274g. E a menor recém-nascida do sexo feminino nasceu com 252g em 2015, também no Japão.