PF indicia Lula a prestar depoimento para esclarecer declarações de Palocci

PUBLICIDADE

O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva está cumprindo sua pena na Penitenciária da Polícia Federal de Curitiba. Condenado a 12 anos de prisão por envolvimento em corrupção, o líder petista ainda terá que responder outros processos na Justiça, aos quais devem trazer novas condenações por envolvimentos em atos ilícitos.

No dia 22 de março, Lula terá que sair da cadeia para prestar novo depoimento. Os juízes da força-tarefa da Lava Jato querem ouvir o ex-presidente sobre os esquemas de corrupção da empreiteira Odebrecht.

Neste novo processo, os delegados da PF estão se embasando nos depoimentos concedidos pelo ex-braço direito de Lula no governo, Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda de Lula.

Em sua delação, Palocci afirmou que entregou dinheiro vivo ao ex-presidente. A Polícia Federal também quer colher mais informações das planilhas, nas quais vários codinomes do esquema de propina da Odebrecht estão descritos. Palocci, por exemplo era descrito como italiano.

Além de Lula, outras pessoas integrantes do esquema deverão ser ouvidas, inclusive, o príncipe, como é descrito na planilha da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, filho do dono de uma das maiores empreiteiras do país.

O esquema de propinas da Odebrecht foi tão bem planejado que até hoje os investigadores da força tarefa da Lava Jato ainda não sabem e procuram informações sobre senhas, transferências em contas de terceiros e valores de desvios em obras superfaturadas.

A situação foi montada em um verdadeiro emaranhado de empresas que prestavam serviços ao governo, entre essas pessoas, agentes políticos, empresários, doleiros. É considerado um dos maiores esquemas de corrupção sistêmica já instalado no país e conseguiu prender alguns grandes líderes políticos.