Trump estaria preparando intervenção militar na Venezuela, e Bolsonaro já se posicionou

PUBLICIDADE

Fato é que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, é aliado ativo do presidente do Estados Unidos da América, Donald Trump, na luta contra o atual regime que vive a Venezuela. Trump, Bolsonaro e outros diversos presidentes já não reconhecem mais Nicolás Maduro como o presidente venezuelano, e sim Juan Guaidó.

A Colômbia, por exemplo, do presidente Iván Duque Márquez, foi um dos países que se abriram para auxiliar o Estados Unidos. O presidente Iván Duque também tentou entrar com suprimentos dentro da Venezuela, assim como Bolsonaro pela fronteira do Brasil.

No entanto, o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, acusou os Estados Unidos de estarem preparando uma intervenção militar na Venezuela; orientados pelo presidente Donald Trump.

Trump não se pronunciou ainda sobre uma intervenção militar, tornando o fato uma especulação criada pelo russo. Vale ressaltar que Bolsonaro já se posicionou anteriormente e afirmou que não concorda em invadir a Venezuela.

Estratégia declarada por Trump (oficialmente) não é intervenção

Até o momento, não se falou em possibilidade de intervenção militar, e a estratégia para derrubar Maduro é clara. Pelo que é declarado por Trump, Bolsonaro e outros presidentes, a estratégia é fazer com que Maduro perca cada vez mais força política, até que se torne insignificante; e que Juan Guaidó seja o presidente declarado da Venezuela, até novas eleições.

Diversos países estão nesta jornada, e Bolsonaro já convocou um Grupo de Lima para pressionar outros países a também tirarem seu reconhecimento de Maduro e começarem a considerar Guaidó como o interino presidente da Venezuela.