Robô é criado para ensinar religião

PUBLICIDADE

A tecnologia nos surpreende a cada dia com seu avanço cada vez mais rápido . Sempre surge um celular com mais recursos, maquinários para indústrias de alta tecnologia, impressoras 3d e robôs que fazem cada vez mais tarefas. Coisas inimagináveis à  algumas décadas.

E porque não um robô que nos ajude na religião? É possível? Um cientista japonês desenvolveu um robô com o objetivo de atrair mais jovens ao templo de Kodaiji, que fica no Distrito de Higashiyama, no nordeste de Kyoto, inaugurado em 1619. Esse templo é um dos mais reconhecidos de Kyoto.

Ao custo de £ 700 mil (cerca de R$ 3,47 milhões), o robô baseado em  uma divindade budista da misericórdia, compartilha ensinamentos do Budismo.

Seu criador, o professor de inteligência robótica da Universidade de Osaka Hiroshi Ishiguro, o projetou em colaboração com os ensinamentos do templo zen. Além de pregar os sermões em japonês baseados nos Sutras do Coração, o robô possui a opção de ouvir os ensinamentos em outros dois idiomas: inglês e mandarim.

O robô recebeu o nome de Kannon, tem 1,95m, 59kg e tem o rosto, o pescoço e a parte do tórax co silicone para dar uma aparência humana. Ainda possui uma câmera instalada no olho esquerdo que tem como objetivo aproximá-lo das pessoas através do contato visual.

Estamos esperando que o andróide Kannon ajude os ensinamentos budistas a alcançarem o coração das pessoas hoje. Queremos que muitas pessoas venham e vejam o robô e pensem na essência do budismo”, disse Tensho Goto, um sacerdote do templo, ao jornal Asahi.