Seu cachorro consegue te entender? Veja o que estudiosos dizem

PUBLICIDADE

Que o cachorro é o melhor amigo do homem, disso já sabemos. Muitas pessoas conversam com seus animais, os treinam e há quem desabafe suas mágoas também. Mas será que eles entendem o que dizemos?

Para responder a essa pergunta, pesquisadores norte-americanos da Universidade Emory, liderados pelo professor Gregory Berns, estudaram doze cães de várias raças e ambos os sexos.

O estudo foi elaborado a partir de um treinamento dos cachorros com seus donos, durante meses. Ao receber um comando, a atividade cerebral dos cães era monitorada por ressonância.

Os cachorros tiveram que gravar o nome de dois brinquedos, um macio e outro duro. Então, os donos pediam os brinquedos e falavam coisas aleatórias, para observar a atenção dos cachorros e suas reações cerebrais.

“Pesquisas anteriores, de qualquer forma, sugerem que os cachorros confiam em muitos outros sinais para seguir o comando verbal, como olhares, gestos e até expressões emocionais de seus donos.” , afirmou o professor Gregory Berns.

Os pesquisadores concluíram que os cães conseguem nos entender de uma forma mais rudimentar. Os estudos mostraram que a parte auditiva do cérebro fica mais ativa quando eles ouvem palavras desconhecidas, o que significa que fazem um esforço maior, tudo isso para agradar seus donos. O professor Berns ainda diz: “Basicamente, os cães querem agradar os seus donos, e talvez também receber elogios e comida”.

A pesquisa serve para ratificar o que muitas pessoas percebem no convívio com os melhores amigos de quatro patas.