Continua a luta entre Messi e Mbappé pelo melhor artilheiro

PUBLICIDADE

Com outra uma exibição genial, Leo Messi deu mais um passo para conquistar sua sexta chuteira de ouro. O astro argentino fez três gols contra o Sevilha e subiu para 25 seu número na liga espanhola.

O ‘Pichichi’, prêmio atribuído para o melhor artilheiro da Espanha, é quase uma formalidade, uma vez que ele tem mais nove gols que o segundo da lista, que é seu companheiro Luis Suárez. 

Mbappé vai ‘apertando’ Messi

No entanto, entre os campeonatos europeus, a luta pela chuteira de ouro, promete ser bem apertada. É que se Messi fez três gols, o jovem Kylian Mbappé respondeu com mais dois gols na liga francesa e continua ameaçando de perto. Aos 20 anos, o astro francês já é um dos  nomes maiores da temporada e já fez 22 gols no campeonato. Aliás, os dois jogadores são os únicos dois na Europa que já passaram os 20 gols nos campeonatos. 

Em terceiro lugar, aparece um nome bem habitual nessas listas de artilheiros. Cristiano Ronaldo não fez gol neste final de semana, na deslocação da Juventus no Bolonha, e com isso perdeu algum terreno para seus rivais. O craque português mantém seus 19 gols, lidera a artilharia na Itália, mas está ficando um pouco para trás na corrida europeia, ele que já conquistou por quatro vezes a chuteira de ouro. 

De recordar que as cinco principais ligas europeias pontuam mais seus gols do que as ligas menores. Explicando, enquanto que as ligas da Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e Itália valem dois pontos por cada gol, tem outras ligas menos pontuadas que atribuem somente 1,5 ou um ponto por cada gol, se premiando dessa forma a dificuldade de cada liga. 

Lista dos 10 artilheiros:

Assim, Leo Messi lidera com 50 pontos, por seus 25 gols. Depois do argentino, está Kylian Mbappé, seis pontos atrás (44 pontos por seus 22 gols). Ronaldo fecha o pódio, com 38 pontos (19 gols). Muito perto de Ronaldo também na luta pela artilharia da Itália está o polonês Krzysztof Piatek, do Gênova, com 36 pontos (18 gols).

Com 34 pontos (17 gols), estão quatro nomes bem conceituados e que prometem ainda tentar dificultar a vida dos líderes da lista: Mohamed Salah, Edinson Cavani, Sergio Aguero e Fabio Quagliarella. 

Depois, aparecem duas revelações da temporada. Nicolas Pépé, jogador costa-marfinense do Lille já fez 16 gols e soma 32 pontos, os mesmos quanto o colombiano Duvan Zapata, um dos melhores da liga italiana. 

Fecha essa lista um antigo vencedor da chuteira de ouro: Luis Suárez fica quase sempre na sombra de Messi, mas também já está somando 32 pontos (16 gols).