Bolsonaro quer obrigar crianças a fazer algo praticamente extinto e ler seu lema eleitoral

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (25), foi enviada, para todas as escolas do país, uma carta do MEC, escrita em nome do ministro Ricardo Vélez Rodriguez, que finaliza com o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro.

É pedido pelo Ministério que essa mensagem tenha a leitura de um representante da escola, além de, no primeiro dia de aula deste ano, os alunos e professores sejam prostrados de forma voluntária diante da bandeira do Brasil para a execução do Hino Nacional, algo que está praticamente extinto das instituições de ensino do país.

Além da execução do hino, é pedido que os órgãos de ensino filmem o ato e enviem os vídos para a assessoria de imprensa da pasta ou para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”, diz a carta assinada pelo ministro, que tem o lema de Bolsonaro – e que deverá ser lido. Conforme noticiado pelo Jornal Nacional, o governo Bolsonaro quer obrigar a execução do hino, assista logo abaixo.

A mensagem do MEC diz ainda para os diretores, que desejam atender esse pedido voluntário do ministro, gravem, com um aparelho de celular, trechos curtos da leitura dessa carta e da execução do Hino Nacional.

Para Carlos Eduardo Gomes Callado Moraes, que é especialista de direito administrativo e professor da EPD, o uso do slogan da campanha eleitoral na carta pode ser considerado um ato de improbidade administrativa.