Polêmica: MEC quer que escolas façam vídeos dos alunos cantando o hino nacional

PUBLICIDADE

Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação, encaminhou para as escolas de todo país, um e-mail que tem causado grande polêmica. De acordo com o MEC – Ministério da Educação, deverá ser executado o Hino Nacional nas escolas e todas as crianças deverão ser filmadas.

Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração“, diz a carta encaminhada às escolas.

Ainda neste e-mail, o MEC diz que alunos, professores e funcionários da escola deverão ficar ‘perfilados diante da bandeira do Brasil’ e em seguida seja executado o hino nacional.

Em relação à gravação e envio do vídeo, o MEC informou que os diretores deverão fazer isto de forma voluntária e também é pedido que eles gravem trechos curtos durante a leitura da carta e também da execução do hino. Estes vídeos devem ser enviados para o e-mail do Ministério da Educação e também da Secom – Secretaria Especial de Comunicação Social.

O tamanho máximo do vídeo é de 25MB e na mensagem enviada é preciso informar o nome da escola, quantos alunos estão matriculados, além do número de professores e demais funcionários.

A iniciativa do MEC tem sido duramente criticada nas redes sociais, além de receber reprovação por parte de juristas e educadores. Para os profissionais da área de educação, esta atitude mostra que o MEC não tem nenhum projeto para enfrentar os reais problemas da educação no Brasil.