Luto no Carnaval: morre locutor oficial da passarela do samba

PUBLICIDADE

A folia este ano não terá mais o mesmo ingrediente especial. Isso porque, Sabu, locutor oficial do Carnaval no Sambódromo do Anhembi, morreu aos 92 anos. Nesta segunda-feira (25), Jurandir Oliveira, que ficou conhecido como mestre Sabu, morreu no interior de São Paulo em Marília.

O locutor, que é natural Itajubá (MG), chegou em São Paulo no ano de 1940, aos 13 anos. Para sobreviver na maior capital do país, Sabu realizou vários trabalhos, entre ele o de lavador de carros. Nos momentos mais difíceis chegou a dormir em bancos de praças da capital paulista, como Praça da República e Luz.

Segundo a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP), a trajetória no carnaval de Sabu começou com sua primeira participação nos desfiles da Avenida São João (SP) no ano de 1974. Na ocasião, ele marcou presença como funcionário da Prefeitura do estado.

Em uma das muitas entrevistas que concedeu, Sabu falou como foi sua entrada na locução do Carnaval: “O locutor não tinha ido e o rapaz da secretaria de esporte, o Armando Simões Neto, pediu para eu subir e apresentar”. Um de seus maiores jargões lembrado até hoje: “A passarela é de vocês! Arrepia, rapaziada!”, que se tornou um marco na carreira do locutor.

Sua estreia como voz oficial do Carnaval aconteceu no ano de 1991. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo alegou, em nota, que lamenta a perda de mestre Sabu, mandando condolências aos familiares e amigos do locutor.

O corpo do artista do samba está sendo velado no cemitério de Marília. A previsão é que o sepultamento seja realizado ainda nesta segunda-feira (25). A causa da morte não foi revelada.