Vídeo: piloto é flagrado dormindo em pleno voo e o pior acontece

PUBLICIDADE

Um polêmico vídeo circula pelas redes sociais, e chama a atenção dos internautas. Nas imagens divulgadas pelo canal de TV EBC News, um piloto pertencente a companhia asiática China Airlines aparece cochilando, enquanto a aeronave sobrevoava Taiwan.

Devidamente uniformizado, com o trajamento de sua empresa, o comandante do voo CAL 747 é visto visivelmente dormindo. Além dos olhos fechados, o seu corpo está inclinado pra frente, sem que nenhuma reação por ele é mostrada.

O homem foi identificado como sendo o capitão-chefe de treinamentos para a pilotagem da aeronave Boeing 747. Em decorrência disso, duras críticas foram a ele feitas por demais profissionais e especialistas da área, pela falta de exemplo, além de não ter obedecido as normas operacionais de segurança enquanto comandante.

Mas, afinal, um piloto pode ou não pode dormir durante o voo?

Os pilotos de aeronaves que realizam voos mais longos, geralmente internacionais, até podem dormir dentro da cabine. Contudo, são necessárias algumas medidas de segurança para que, durante o sono, involuntariamente nenhum mecanismo da cabine seja acionado, sem que o piloto perceba.

O chamado descanso controlado segue alguns parâmetros, sendo um deles, o principal: o assento deve ser puxado para trás, a fim de que o piloto fique a maior distância possível dos controles.

Piloto e co-piloto sofrem duras consequências

Segundo o portal UOL, uma fonte relatou que o piloto foi punido diante da situação. Da mesma forma, a companhia aérea Chine Airlines teve que pagar uma multa. O co-piloto, que foi quem filmou o episódio, também sofreu sanções pelo fato de não ter acordado o seu comandante.