‘Vocês não encontrarão saída fácil’ diz Estados Unidos a militares venezuelanos

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (25), aconteceu uma reunião em Bogotá, na Colômbia, onde estão os países que fazem parte do Grupo de Lima – que são contra o regime ditatorial imposto por Nicolás Maduro na Venezuela e são favoráveis ao presidente autoproclamado, Juan Guaidó.

Entre esses países estão os Estados Unidos e o Brasil, que mandaram para o encontro de hoje seus vice-presidentes: Mike Pence e General Hamiltom Mourão.

Apesar da grande pressão internacional, os Estados Unidos, representados por Mike Pence, não disseram que irão utilizar o seu poderio militar contra Nicolás Maduro, mas o vice deixou no ar a possibilidade de que isso posso ocorrer num futuro próximo. “Todas as opções estão na mesa. Para quem apoia Maduro, tenho um recado do presidente [Donald] Trump: Vocês podem apoiar a oferta generosa de anistia do presidente interino, Juan Guaidó, e viverem no seu país em paz. Mas, se mantiverem o apoio a Maduro, não encontrarão saída fácil. Vocês perderão tudo e serão responsabilizados“, afirmou.

Dando um ultimato ao militares apoiadores de Maduro, Pence disse para que os militares pensem em suas famílias antes de tomarem a decisão de seguir Maduro.

Agradecimento ao Brasil

Mike Pence deixou claro em seu discurso a importância do Brasil na resolução dos problemas da Venezuela, e também no esforço que os militares brasileiros fizeram para que os caminhões, com ajuda humanitária, cruzassem a fronteira e chegassem até a população venezuelana.

Pence agradeceu ao Brasil e disse que os países aliados serão recompensados pelos seus esforços. Além disso, ele pediu para que os parceiros tomassem medidas de congelamento aos ativos da PDVSA, principal estatal venezuelana e fonte de recursos financeiros a Maduro.