Protesto em Belo Horizonte lembra vítimas da barragem da Vale; todos ficaram emocionados

PUBLICIDADE

O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho completou um mês e para marcar a data, centenas de pessoas se reuniram na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, neste último domingo (24) e todos foram para a frente do Memorial Minas Gerais Vale.

Ambientalistas, artistas, moradores de Brumadinho e de outras regiões, todos se uniram para lembrar daqueles inocentes que pagaram e estão pagando caro pelo ocorrido.

Uma ambientalista disse que o objetivo do protesto é não deixar a tragédia cair no esquecimento e que as pessoas agora pretendem evitar que aconteça o mesmo que houve na época da Samarco: “Isso é muito grave, não podemos deixar acontecer mais“.

Haviam faixas, muitos cartazes e dezenas de cruzes pelo chão. Também foi levado para o local a maquete de uma barragem, mas ao invés de lama escorria sangue e os manifestantes ainda escreveram os nomes dos mortos no peito, para que não sejam esquecidos jamais.

Uma moradora da região de Casa Branca, Brumadinho, reforçou a importância do protesto e disse que esta é uma forma que as pessoas têm de honrar os familiares e amigos que morreram em meio à lama.

Um dos momentos mais emocionantes foi durante o toque de silêncio que foi seguido pelo soar de uma sirene, como se fosse um alerta de rompimento da barragem, muitos foram às lágrimas.

O protesto chegou ao fim ao som de violinos e muitos voltaram para casa tristes, pois Minas Gerais ainda não está livre de tragédias como a de Mariana e Brumadinho, pois há muitas outras barragens podendo romper a qualquer momento.