Fenômeno ameaça Maceió e 19 mil pessoas podem sofrer duras consequências

PUBLICIDADE

Um fenômeno até então sem causas conhecidas está causando o alerta em Maceió. Essa situação que é alertada pelo serviço geológico do Brasil diz que um bairro com 2 mil imóveis e cerca de 19 mil moradores podem sofrer terríveis consequências com o que pode acontecer.

O bairro do Pinheiro, está afundando há cerca de um ano e os moradores de lá estão sofrendo muito com o aparecimento de rachaduras nas ruas e dentro das casas. O problema começou ainda em fevereiro de 2018 e piorou ainda mais em março depois de um terremoto 2.5 na Escala Richter.

“Desde o tremor que teve, a gente vem acompanhando como é que está essas rachaduras, né? Tem assustado porque, gradativamente, está aumentando”, diz o professor de educação física José Maria Galvão Júnior.

De acordo com a Defesa Civil, essas rachaduras atingem ao todo cerca de 2 mil imóveis, e com medo muitos moradores estão deixando suas casas, como em Conjunto Habitacional que está abandonado hoje. “Muitas não têm para onde ir, muitas têm que ir para casa de família, morar de favor. É muito triste ver essa situação”, conta a enfermeira Amanda Cavalcante, que deixou sua casa com esse medo;

O serviço geológico do Brasil investiga o que pode estar fazendo o bairro afundar e provocando essas rachaduras. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão apontando algumas teorias: exploração de sal na região; surgimento de dolina, quando parte do solo cede e forma uma cratera; localização do bairro em uma área de ativos movimentos tectônicos.