Urgente! Barragem em Taió (SC) se rompe causando danos e estragos

PUBLICIDADE

Neste sábado (23) a barragem de uma usina particular no interior de Taió (SC), que fica localizada no Alto Vale do Itajaí, se rompeu.

Era por volta do meio-dia quando tudo aconteceu. O Corpo de Bombeiros de Rio do Sul e a Defesa Civil falaram sobre o ocorrido.

Segundo os agentes, ninguém ficou ferido, mas vários danos e prejuízos foram causados no local do rompimento da barragem. A Defesa Civil emitiu uma nota falando sobre o assunto, na qual alegaram que o canal de concreto que faz o desvio de parte da água do Rio Itajaí do Oeste para a PCH Rudolf Heidrich, rompeu, causando assim vários problemas.

Um deles, foi a invasão da água em uma propriedade, causando vários danos. Os moradores conseguiram sair do local à tempo sem que fossem atingidos. O nível da água acabou baixando rápido. Mesmo com a Defesa Civil oferecendo ajuda aos moradores, segundo o órgão, eles recusaram.

O coordenador da Defesa Civil esteve no local para acompanhar de perto a operação que estava sendo feita. Agora, o órgão vai tomar as providências cabíveis para sanar o problema o mais rápido possível. Uma das medidas que serão tomadas, será comunicar à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão que é responsável por realizar a fiscalização das estruturas de produção de energia.

Ainda segundo a equipe de socorros, a empresa Heidrich & Heidrich Ltda, dona da hidrelétrica, estava realizando alguns testes na hora do rompimento. No início da tarde, a assessoria de imprensa da organização soltou uma nota lamentando o ocorrido. A empresa também se colocou a disposição da Defesa Civil para cooperar da melhor forma possível com as investigações sobre o que motivou o rompimento da barragem.