Jornal Nacional obriga William Bonner a pedir desculpas a todos os brasileiros

PUBLICIDADE

A exibição do Jornal Nacional nesta sexta-feira (22) foi marcada por um dos maiores erros da história do jornalístico da TV Globo. O programa, o principal telejornal do Brasil, cometeu um grave equívoco ao exibir uma notícia falsa, conhecida hoje como fake news.

Em um ato inédito de se ver todos os dias no jornalístico, William Bonner precisou pedir desculpas a todos os brasileiros por um descuido grave do programa, esse fato tem repercutido muito nas redes sociais. Tudo graças a uma fala atribuída erroneamente ao general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Instituicional.

Logo no começo da exibição do Jornal Nacional, o general aparece cedendo uma entrevista que foi dada no início da manhã. “O que já está estabelecido é que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva contra a Venezuela. Porque é contra a Constituição e não é nosso pensamento”, disse o ministro.

Mas poucos minutos depois, William Bonner fez a seguinte afirmação: “O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse agora há pouco, numa rede social, que o governo vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, repetiu que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva, mas afirmou: ‘Caso haja qualquer agressão à soberania do pais, iremos reagir baseados em preceitos constitucionais“.

Não se sabe ao certo como é que esse erro foi notado a tempo, se foi a própria direção do programa ou foram as mensagens de internautas nas redes sociais comentando esse equívoco do jornal. O que se tem registrado é o apresentador do telejornal pedindo desculpas informando ainda que citou um ‘perfil falso’ do ministro, uma vez que ele não possui redes sociais. Veja esse vídeo abaixo.

“Nós dissemos agora há pouco que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, teria publicado numa rede social que o Brasil pode reagir a agressões à soberania do país. Mas o ministro esclareceu que a declaração não é de autoria dele e foi publicada num perfil falso. Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador”, se retratou Bonner.