in

JN divulga fake news relacionado ao governo Bolsonaro e Globo passa vergonha ao vivo

Reprodução / TV Globo / Câmara dos Deputados
Publicidade

O Jornal Nacional desta sexta-feira (23) divulgou uma fake news envolvendo o governo Jair Bolsonaro. A produção do telejornal percebeu o erro a tempo e William Bonner se desculpar ao vivo na própria edição do JN.

A chamada nota seca, quando o apresentador lê a notícia olhando para a câmera, usou como fonte um perfil falso do general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, no Twitter. A postagem dizia que o governo brasileiro iria aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela.

“Mas afirmou, abre aspas: ‘caso haja qualquer agressão à soberania do país, iremos reagir baseados em preceitos constitucionais’, fecha aspas”, afirmou o jornalista William Bonner.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Minutos depois, Bonner fez mea-culpa e assumiu o erro cometido dentro do Jornal Nacional. Segundo o apresentador, o ministro esclareceu que a declaração não foi feita por ele, mas sim em um perfil falso.

“Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador”, finalizou Bonner. Nas redes sociais, o vídeo com a gafe cometida pelo Jornal Nacional tem sido bastante postado.

“Poucos dias depois da saída de Bebianno, a Globo está se pautando em perfil fake do Twitter. Depois fingem que ele não era a famosa ‘fonte’ rsrs Estão mais perdidos que petista na reeleição do Bolsonaro”, comentou um internauta.

Outros internautas citaram Gustavo Bebiano, primeiro ministro a ser demitido por Bolsonaro. “Caiu o Bebbiano, que era o informante e x-9 do palácio, agora estão perdidos! Vão ainda cair em muitas fakes news”. “Esse é o jornalismo informativo, e imparcial, com amplo compromisso com a verdade?”, ironizou outro internauta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!