Em possível guerra Brasil x Venezuela, quem venceria? Especialistas analisam

PUBLICIDADE

A tensão na fronteira entre o Brasil e a Venezuela levou  o jornal Folha de São Paulo a ouvir especialistas. O objetivo é entender qual país seria mais forte em uma possível guerra, tendo assim mais chances de vencer.

A matéria começa lembrando que não há uma guerra entre países aqui no Brasil desde a década de 1990, o que traria com o possível conflito um sinal de novidade. Além disso, os países contra Nicolás Maduro, como o Brasil, tem um forte apoio dos Estados Unidos. 

Para especialistas, todos os países da América do Sul têm hoje forças militares condizentes às suas necessidades e ao seu território. Com isso, uma possível vitória ou vantagem dependeria muito mais da forma  como a possível luta seria travada. 

Jornal Folha de São Paulo compara efetivos militares da Venezuela e do Brasil e garante que somos mais fortes

A Venezuela é forte. Tem o maior sistema anti-aéreo de todo o continente, sendo superior nessa área do que o Brasil. Além de misseis de longo alcance, o país tem caças modernos. 

Mesmo assim, com uma possível participação americana, o país de Maduro, segundo especialistas, não teria nem como se equiparar nesses quesitos. 

A realidade e´dura e no fundo o que ninguém quer é que o caso chegue a uma guerra. Basta saber os rumos dos próximos capítulos. 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, decidiu marcar uma reunião de emergência com sua base ministerial para discutir a crise da Venezuela. A reunião começou no final da tarde desta sexta-feira, 22 de fevereiro, e teve como objetivo discutir o que fazer após a retaliação do governo de Nicolás Maduro à ajuda humanitária que será enviada pelo Brasil à Venezuela.
Tudo continua mantido como antes.