Baleia jubarte é encontrada morta em mata, e caso tem reviravolta surpreendente

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (22) uma baleia jubarte ganhou os holofotes. O animal foi encontrado em área de uma mata na praia do Araruna, litoral do município de Soure, na ilha do Marajó.

A Semma (Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente), que vem cuidando do caso da baleia aparecida misteriosamente no local, falou sobre o animal.

O órgão alegou que, quando a baleia, que aparenta já estar em idade adulta foi encontrada, já estava morta. O mamífero media 11 metros de comprimento com 6 de largura. Dirlene Silva, que atua como secretária do meio ambiente do município, alegou que o mamífero é uma das maiores espécies de baleia que existem ao redor do planeta.

A Semma ainda revelou que uma equipe foi designada para colher informação que possam levar à elucidação do caso que envolve o misterioso aparecimento do animal, que foi encontrado bem longe do oceano, durante um período considerado invernoso para a espécie.

Biólogos que atuam através da ONG Bicho D’água, estão se encaminhando para o local onde a baleia foi encontrada para ajudar nas pesquisas e averiguar de perto as causas que acabaram culminando na morte do animal.

Dirlene também falou sobre a necropsia que será feita no animal: “Eles vão fazer a necropsia. A olho nu, não há ferimentos. Então precisamos entender o que culminou na morte da baleia”.

A baleia jubarte é uma das espécies de mamífero marinho conhecida também como baleia-corcunda ou baleia-cantora. Um animal adulto da espécie chega a pesar mais de 30 mil quilos.