Globo continua perdendo no ibope baiano, o que preocupa emissora

PUBLICIDADE

Não é de hoje que a TV Globo vem passando por sérios problemas relacionados a audiência no estado da Bahia. Especialmente na capital, em Salvador, a afiliada da emissora, a TV Bahia, mesmo depois de fazer alterações no horário matinal, continua perdendo telespectadores – enquanto a Record aparece bem em comparação aos índices.

No fim do ano passado, executivos da emissora carioca tomaram a decisão de não exibir o “Bem-Estar” para o estado, encurtou o “Encontro com Fátima Bernardes” e aumentou o tempo para o jornal local – o “Bahia Meio Dia”. Mas nenhuma dessas atitudes conseguiu dar um jeito na situação.

O programa de Fátima já perdeu mais de 20% de audiência, uma queda que sai da margem de 6,1 pontos e vai para 5,0 pontos. O “Bahia Meio Dia” caiu de 11,4 pontos para 10,2. Além disso, ainda apresenta problemas na média matinal. O “Jornal da Manhã”, que estava sendo exibido de 06h as 08h, ganhou mais 25 minutos da programação.

Os telejornais locais estão em constantes modificações, na esperança de encontrar uma linguagem que chame o público. Ultimamente, o jornalismo da TV Bahia ficou mais popular, mostrando, ao vivo, situações que moradores da capital baiana sofrem no dia-a-dia; por exemplo: as filas quilométricas para marcação de exames médicos, em que o repórter conversa com os envolvidos e mostra a realidade do sistema defasado.

Segundo uma funcionária, que não quis se identificar, as reuniões se tornaram intensas no departamento, contando com a participação da gestão, produtores, repórteres e apresentadores e estudos para frear o crescimento da Record na região é feito.

Recentemente o canal carioca fez alterações, cancelando o Vídeo Show, que não estava agradando em audiência, perdendo sequencialmente para o Balanço Geral.