Maduro amplia tensão e manda fechar fronteira com o Brasil

PUBLICIDADE

O presidente Nicolás Maduro está realmente decidido em isolar a Venezuela do resto do mundo, a começar pelo Brasil, pelo menos é o que está ficando subentendido nas entrelinhas com a decisão do fechamento da fronteira terrestre da fronteira da Venezuela com o Brasil.

A drástica decisão do ditador venezuelano aconteceu dois dias antes da data anunciada pelo seu principal opositor, Juan Guaidó, que anunciou que os venezuelanos receberiam ajuda humanitária do Brasil e da Colômbia.

O auxílio seria feito em diversos pontos da fronteira. A medida visava aliviar o sofrimento da população que está sofrendo com o grave problema de abastecimento do país.

Fechamento por tempo indeterminado da fronteira

Em seu discurso, Maduro foi enfático e disse que a fronteira ficará fechada por tempo indeterminado.

Decidi, no sul da Venezuela, a partir das 20h deste 21 de fevereiro, que ficará fechada total e absolutamente, até novo aviso, a fronteira terrestre com o Brasil“.

De acordo com o site da BBC, a fronteira terrestre ainda está aberta em Roraima, no entanto, após as 20 horas a determinação de Maduro deverá ser cumprida por militares venezuelanos.

O governador Antonio Denarium estava reunido com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que sejam tomadas medidas sobre os mantimentos que estão chegando e que estavam previstos para os venezuelanos.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão de Nicolás Maduro. A expectativa é a de que uma nota sobre o posicionamento do Brasil sobre o assunto seja feita através do porta voz da presidência, Otávio do Rêgo Barros.