Triste realidade: 7 desenhos mostram como crianças traumatizadas pela guerra veem o mundo

PUBLICIDADE

Por mais que seja senso comum a ideia de que crianças só devem estudar e brincar, infelizmente não é assim que esses anjinhos são vistos em algumas partes do mundo. Nem todas as crianças têm a chance de viver uma infância normal.

Não é difícil encontrar, principalmente em países em guerra, crianças que trocam sua infância por uma série de riscos e responsabilidades que deveriam ser assumidas apenas por adultos. Nestes países é comum que crianças cheguem até mesmo a pegar em armas para defender ideais que nem mesmo sabem quais são. 

Essas experiências trazem traumas psicológicos que dificilmente serão esquecidos e que podem facilmente ser identificados através de comportamentos, como é o caso dos desenhos a seguir. Todos foram feitos por crianças e refletem os traumas oriundos de uma infância em meio a violência. Confira.

1. Um soldado de Uganda

O Exército de Resistência do Senhor sequestrou mais de 30 mil crianças, que depois foram recrutadas como soldados na guerra contra o governo de Uganda. Esse desenho foi feito por uma delas.

2. Soldados ameaçando aldeões

Esta imagem também foi desenhada por uma criança que lutou como soldado em Uganda, em 2002.

3. Guerra Civil

Serra Leoa passou por uma guerra civil entre 1991 e 2002. Aproximadamente 50% das tropas dos rebeldes eram crianças, enquanto nas tropas do governo os pequenos chegavam a um quarto do efetivo.

4. Conflitos na Síria

Esse desenho foi feito por uma jovem síria de 16 anos que fugiu com seus três irmãos para a Jordânia, após um bombardeio vitimar seus pais. “Um par de dias atrás, meu irmão me disse que ele sonhava com o bombardeio. Então eu desenhei ele, como ele está dormindo e sonhando com o bombardeio. Eu mostrei a ele a pintura e ele começou a rir de mim. Ele me disse que esse não era o sonho dele. O sonho dele era mais intenso”, disse a menina.

5. “Papai não vai à guerra”

Desenho feito em 1979 por uma criança do Camboja. Nele uma criança parece implorar para que seu pai não se vá. Seu título é “Papai não vai à guerra”.

6. A violência em Serra Leoa

Este desenho foi feito em 2001 por uma criança que vivenciou a violência da guerra civil em Serra Leoa.

7. “Nascida para sofrer”

Uma criança chamada Zana, de 12 anos, foi a responsável por desenhar esta cena, em 1979, no Camboja. O desenho recebeu o titulo de “Nascida para sofrer”.