Saiba qual é a opinião dos brasileiros sobre proposta de reforma da previdência

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para entregar em suas mãos a proposta de Reforma da Previdência. Polêmico, o documento definiu uma idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, e um tempo de contribuição de no mínimo 20 anos.

A proposta ainda será discutida no Congresso Nacional e deverá trazer à tona uma grande discussão na sociedade e para dar uma pincelada na opinião da população sobre as novas regras de aposentadoria. A empresa XP Investimentos divulgou uma importante pesquisa que mostra a opinião dos brasileiros sobre as novas regras.

Segundo a pesquisa, a maioria da população entende a necessidade da mudança das regras para o desenvolvimento da economia; no entanto, não apoiam a idade mínima apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro. A apuração mostrou que 64% da população está ao lado do presidente, e apoiam a reforma da previdência, já 29% são contra e 7% não souberam opinar.

Idade mínima não agrada aos brasileiros

O quesito mais importante da pesquisa mostrou que os brasileiros não estão satisfeitos com a idade mínima para aposentadoria. De acordo com a apuração, cerca de 23% da população está a favor da idade apresentada, outros 41% acreditam que a idade mínima apresentada é muito extensa e que deveria ser menor que 65 para homens e 62 para mulheres. 

Outro fator importante é que 53% dos brasileiros acreditam que deveriam existir uma paridade da idade mínima para homens e mulheres; o mesmo pensamento do ministro da economia Paulo Guedes. Já 44% concordam com a disparidade das idades, medida aprovada por Bolsonaro.

Nos próximos dias, uma grande campanha na mídia irá esclarecer a mudança nas regras, o que deverá mudar a opinião da sociedade sobre a Reforma da Previdência, a partir de agora, é aguardar as novas pesquisas.