Microondas: você está correndo perigo real e deve saber disso agora

PUBLICIDADE

Uma coisa que não se pode negar é que o estilo de vida de hoje é completamente diferente dos pais e dos avós. Podemos falar que, atualmente, o tempo vale ouro. Tudo deve ser feito o quanto antes, o mais rápido possível. É um fato que essa exigência, querendo nós ou não, influencia a forma como vivemos.

Na alimentação não é diferente. Quem aí, quando vai fazer compras no supermercado, já não comprou aquelas refeições semiprontas? Tem para diversos gostos e paladares: as lasanhas, as pizzas, as pipocas e até refeições completas também. É uma forma prática e que não exige muito esforço no preparo. Basicamente, basta colocá-las no microondas e pronto!

Mas já parou para pensar se existe algum risco em usar o microondas? Provavelmente você ouviu falar que esse aparelho causa diversas doenças. E uma daquelas mais recorrentes é que, durante o aquecimento do alimento, ocorrem alterações químicas que podem desenvolver algum tipo de câncer, por exemplo.

Mas fique tranquilo! Isso tudo não passa de mito. O microondas, na verdade, é um aparelho que utiliza o princípio ativo do magnétron. O magnétron é formado por imãs que geram, com a ajuda da eletricidade, campos eletromagnéticos que aceleram os elétrons. E esse movimento de elétrons inicia a criação de ondas de comprimento de onda muito pequeno: de onde surge o nome microonda.

Mas esse eletrodoméstico não pode ser utilizado de qualquer forma e requer cuidados essenciais. Um perigo real é colocar objetos metálicos em seu interior que podem, literalmente, ocasionar uma explosão. Além do risco de queimaduras, uma precaução é colocar recipientes de plástico que suportem o calor emitido pelo alimento para evitar seu derretimento.

Depois de chegar até aqui, você já pode esquentar aquela sua refeição tranquilamente sem peso na consciência ou sem receio de contrair alguma doença. Aproveita e mostre esse artigo para quem nunca usou ou condena o uso desse aparelho. Afinal de contas, ninguém precisa perder um tempão na cozinha preparando a comida, né?