Rompimento de Barragem: Ouro Preto e Nova Lima serão evacuadas por novo risco

PUBLICIDADE

2019 está sendo um ano daqueles. Após todas os acontecimentos ruins e as inúmeras demonstrações de que os brasileiros estão passando por um verdadeiro drama, a Vale veio a público para falar sobre um novo risco de rompimento de barragens.

De acordo com informações do R7, cerca de 75 moradores que moram próximos de barragens em Nova Lima, que fica na Grande BH e em Ouro Preto, que está localizada a 95 km da capital de Minas Gerais, deverão deixar suas casas ainda na manhã de quarta-feira (20).

De acordo com informações da Prefeitura Nova Lima, o Plano de Ação de Emergência de Barragens para a estrutura da região de Vargem Grande foi acionado às 8h45.

Com isso, 38 famílias precisarão ser evacuadas para evitar possíveis tragédias caso haja um novo rompimento de estrutura. De acordo com a Vale, por meio de comunicado, a ação é uma forma de continuidade ao processo de descomissionamento da barragem de Vargem Grande, algo que foi anunciado no dia 4 de fevereiro.

A empresa informa que iniciou a preparação para realocar as pessoas nas ZAS associadas. O descomissionamento das barragens de Forquilhas I, II e III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas que estão sob responsabilidade da Vale.

O anúncio de que a Vale descomissionaria todas as barragens, a montante aconteceu no dia 29 de janeiro, a fim de evitar novas tragédias. 

De acordo com a prefeitura, 38 famílias precisaram ser evacuadas da região do Complexo Rio de Peixe por conta do acionamento do Plano de Ação de Barragens. 

A Defesa Civil do município foi até o local para acompanhar a ação da mineradora para atuar no cumprimento dos protocolos e também para buscar a garantia da segurança dos envolvidos.