Prisão que receberá ‘El Chapo’ é ‘sem espaço para humanidade’; dizem especialistas

PUBLICIDADE

Joaquín Guzmán Loera – o famoso traficante mexicano “El Chapo” – é uma verdadeira celebridade em todo o mundo. Famoso por sua riqueza e por já ter feito fugas cinematográficas nas penitenciárias em que passou, o traficante mexicano está prestes a ser enviado a uma das penitenciárias mais seguras do mundo e também uma das mais restritivas do sistema prisional americano, a penitenciária ADX ou Alcatraz das Montanhas, situada em Florence, no Colorado.

O presídio de segurança máxima abriga os criminosos mais perigosos dos Estados Unidos. Considerada modelo por especialistas, que a consideram como um complexo sem espaço para humanidade devido ao pouco contato dos presos com a humanidade, o presídio provavelmente será o destino de El Chapo.

Construída em pleno deserto, as celas são verdadeiros cubículos, com dimensões de pouco mais de um metro de altura por 10 centímetros de largura ventiladas apenas por uma pequena janela, na qual, apenas a visão do céu é avistada.

Os presos passam 23 horas dentro dessas celas, com direito a uma hora de sol, quando saem das celas praticamente vão para outra cela, só que essas sem teto, onde apenas exercícios aeróbicos são permitidos. O contato com outros seres humanos é praticamente zero.

Além disso, os presos não conseguem ver qualquer tipo de vegetação, montanhas, animais, apenas sentem o sol na pele, o único contato além das paredes de concreto. O único contato humano são com os agentes penitenciários.

Em declaração ao jornal The New York Times, o ex-diretor do local, Robert Hood disse a seguinte frase:

Aquele lugar não foi projetado para a humanidade, não foi projetado para reabilitação. Ponto. Fim da História“.