Exoneração de Gustavo Bebianno é publicada no Diário Oficial da União, mas sem explicações

PUBLICIDADE

O Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 19 de fevereiro, traz o decreto de Jair Bolsonaro com a exoneração de Gustavo Bebianno, que oficialmente não ocupa mais o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Nesta última segunda-feira (18), a exoneração de Bebianno foi anunciada pelo general Otávio do Rêgo Barros, porta-voz da Presidência. Hoje, o DOU ainda traz a nomeação do general Floriano Peixoto para o cargo, mas desde ontem a noite que todos já sabiam que ele seria o substituto.

Esta é a maior crise do governo nos dois primeiros meses e durou cerca de uma semana este impasse se Bebianno deixaria ou não o cargo.

Sem explicação para a exoneração

Quem foi conferir o Diário Oficial da União desta terça-feira (19), para verificar a justificativa do governo para a exoneração de Gustavo Bebianno, acabou se decepcionando. É que o decreto não informa o motivo do afastamento.

Rêgo Barros chegou a ser questionado sobre qual é o motivo da exoneração, mas disse apenas que ‘é de foro íntimo do nosso presidente’.

A situação ficou insustentável para Bolsonaro desde que a Folha de S. Paulo divulgou algumas reportagens mostrando que Bebianno, quando era presidente do PSL, autorizou durante a campanha eleitoral o repasse de verbas do fundo partidário para uma ‘candidata laranja’.

Na noite de ontem, foi compartilhado nas redes sociais um vídeo em que Jair Bolsonaro fala sobre a exoneração de Gustavo Bebianno, mas o presidente não disse o motivo e ainda agradeceu ao ex-ministro pelo trabalho em seu governo e também durante a campanha eleitoral.