Hoje tem a maior superlua do ano, depois só em 2026; saiba como ver e fotografar melhor

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, dia 19, os brasileiros poderão conferir mais um espetáculo no céu, a superlua estará encantando a todos. Se o tempo ajudar, será possível fazer lindas fotos para compartilhar nas redes sociais.

Na noite de hoje, a lua atinge seu perigeu, que é o ponto da órbita em que fica mais próxima da Terra. O termo ‘superlua’ é usado com frequência pelos astrônomos para se referirem ao fenômeno que une o perigeu com a lua cheia.

Hoje poderá ser vista a maior e também a mais brilhante superlua de 2019 e nas regiões onde o céu não ficar nublado, será possível ver o satélite natural da Terra em todo seu esplendor.

A superlua é 14% maior do que a lua que que vista e brilha 30% mais. Uma superlua como está de hoje, só poderá ser vista novamente em 2026.

Curiosidades sobre a lua

Para aqueles que adoram observar o céu, um ponto interessante é que a órbita da lua ao redor do nosso planeta é elíptica, ou seja, tem a forma oval, por isso há momentos em que a lua fica mais próxima e em outros ela está mais distante da Terra.

Quando a lua está no ponto mais distante da Terra, é chamada de microlua e este fenômeno é chamado de apogeu. Quanto está no ponto mais próximo, é o perigeu.

A superlua pode ser observada a olho nu, porém, desta forma não é possível observar todos os detalhes. Quem puder contar com algum aparelho terá uma visão privilegiada.

Fotografar a superlua não é fácil, pois o céu está escuro e a luz da lua fica parecendo com uma mancha branca. A dica é deixar a medição do celular em cima da lua e tem aplicativos que oferecem controles manuais, facilitando essa regulagem. Outra dica é procurar fotografar a lua antes que o céu fique completamente escuro, já no fim da tarde, assim a lua é melhor visualizada na foto.

Também é bom utilizar a maior resolução possível do celular e se possível, fazer as imagens com HDR, se o aparelho oferecer este recurso. E quem quiser ainda mais realismo pode comprar um adaptador de lente teleobjetiva exclusivo para celular.