Qual a quantidade ideal de água por dia? Você deve calcular

PUBLICIDADE

A grande maioria das pessoas acredita que os adultos necessitam beber por volta de 2 litros de água diariamente. Porém, esta quantidade não é exatamente o que todas as pessoas necessitam, devido ao fato de a dose ideal variar conforme o peso de cada um – e também com outras condicionantes como, por exemplo, quantidade de exercícios praticados no dia.

A estação do ano também pode influenciar, visto que, no verão, as pessoas necessitam beber mais água. Assim, a forma mais certa de descobrir a quantidade ideal de água que cada pessoa de fato necessita deve ser calculada conforme o peso.

Acompanhe a quantidade ideal de água por kg para adultos:

Para um jovem ativo até os 17 anos, ele(a) deve consumir 40 ml para cada kg, ou seja, 40 x (seu peso em kg) por dia de água. Para um adulto de 18 a 55 anos, a quantidade deverá ser de 35 ml para cada kg; adultos de 56 a 65 anos, a ingestão diária deve ser de 30 ml para cada kg; e para idosos acima de 66 anos, o consumo de água deve ser de 25 ml para cada kg.

Ou seja, se uma pessoa tiver 60 anos e pesar 75 kg, ela deverá beber (30 x 75 = 2.250ml) 2,250 litros por dia de água. Logo deverá multiplicar a quantidade de mililitros de acordo com a sua idade e multiplicar pelo seu peso em quilogramas, a fim de saber quanto deverá beber de água por dia.

Aquelas pessoas praticantes de exercícios físicos necessitam tomar, além da quantidade acima, por volta de 500 ml a 1 litro de água para cada hora de exercício físico, especialmente se a pessoa transpirar muito ao longo do treinamento.

Não é desejável ingerir mais água do que a quantidade ideal, uma vez que o excesso de água no organismo faz mal, principalmente quando existe indícios de insuficiência renal ou retenção de líquidos.

Se você quer emagrecer, beber água ajuda, além de colaborar com o intestino preso e aprimorar a qualidade da pele. Ingerir água logo depois de acordar faz muito bem também, uma vez que ela incentiva o sistema gastrointestinal depois de um longo período de jejum, o que faz os intestinos trabalharem melhor. 

Uma boa técnica a fim de ingerir água é estar com uma garrafa de 2 litros de água mineral sempre próximo de você. Escrever as horas e a quantidade que foi bebida também pode ser válida, a fim de dar a consciência de que é necessário beber água.