Receita de Mané Pelado tradicional: leve, fácil de fazer e deliciosa

PUBLICIDADE

Talvez o leitor esteja se perguntando: que bolo é esse? Nem todos conhecem essa receita típica brasileira feita com mandioca crua, coco e queijo. No nordeste do Brasil, é muito consumida, principalmente durante os meses de junho e julho, ocasião das festas juninas e julinas. Será que você conhece a verdadeira origem desse bolo?

O bolo Mané Pelado foi trazido pelos portugueses e foram eles quem apresentaram essa iguaria quando o Brasil foi então colonizado por eles. Desde então, a receita sofreu algumas alterações, ganhando alguns toques da cozinha brasileira. Mas antes dela se tornar um prato típico do nosso país, ele foi adaptado para o paladar brasileiro, atendendo a realidade cultural do povo. 

Esse tipo de bolo é também muito tradicional na mesa dos mineiros e dos goianos, principalmente no inverno. E por que será que o bolo leva o nome de Mané Pelado? Algumas lendas contam que havia um agricultor que colhia mandioca pelado e, por essa razão, a receita teria recebido esse nome. 

A segunda lenda curiosa relata que havia um moço chamado “Mané” que fazia propostas indecorosas para a vizinha, até que um dia, no aniversário do rapaz, a moça organizou uma festa surpresa e se esconderam todos no quarto com um bolo de aipim. O rapaz passou horas sem entender onde todos haviam ido, até que encontrou toda a família e os amigos escondidos dentro do quarto e, quando ele entrou, tinha bolo feito de mandioca e parabéns.

Tirando as lendas e curiosidades da origem do Mané Pelado, de fato a receita é realmente saborosa. Toma nota e mãos na massa!

Ingredientes

  • 1 prato fundo de mandioca crua ralada no ralo grosso
  • ½ prato fundo de queijo minas ralado ou esfarelado
  • ½ prato fundo de coco ralado
  • 4 ovos inteiros
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 colher (sopa) de fermento

Preparo

Misture, em uma grande tigela, a mandioca, o queijo, o coco ralado, os ovos, a margarina, o açúcar e o leite de coco. Quando a massa estiver homogênea, incorpore o fermento e mexa lentamente. Despeje a mistura em uma assadeira previamente untada e leve ao forno médio por 25 a 40 minutos. Tire antes de a massa ficar seca e completamente cozida por dentro. O ideal é que fique bem úmida.